terça-feira, 6 de agosto de 2013

O que é bom p os EUA é bom p Bra

Recebi uma pergunta interessante. Será que dados bons p os EUA são ruins p a economia brasileira ? (economia EUA boa à sobe treasury de 10 anos à desvaloriza o Real à sobe juros brasileiro à economia brasileira afunda)
Eu entendo que, em princípio, esses efeitos financeiros seriam secundários, e a transmissão primária dos EUA para o Brasil seria positiva (melhor comércio e mais produtividade). Imagino que um modelo rigoroso vai sugerir isso.
Por outro lado, se eu acreditar (e eu acredito) que há alguns preços muito estranhos (o juro de 10 anos nos EUA e, sobretudo, o Real), fora do seu fundamento, dá para contar outra história. Algo como: os dados nos EUA estão servindo como gatilho para fazer preços retornarem aos seus fundamentos. Como o câmbio brasileiro estava totalmente errado (muito apreciado), esses eventos fazem com que haja uma mudança abrupta no Real, e esse efeito irá dominar o canal primário.

Note-se que eu estou apelando para alguma “não-convexidade”. Em vez de externalidade, ou outra imperfeição conhecida, estou falando que “os preços estão errados”. O CESG, que é muito ortodoxo, e acredita em Real Business Cycles, vai ficar bravo.

8 comentários:

  1. Vc está assumindo não só que os preços estão errados, mas que os dados nos EUA somehow servem de gatilho para os preços retornarem aos fundamentos. Qual seria a ideia (mesmo que wonkish)?

    ResponderExcluir
  2. Será que os preços estão errados mesmo? Em uma era de grandes choques e muita policy em todos os cantos, é natural que os preços estejam distorcidos em relação aos fundamentos. Nesse sentido, os preços estariam corretos ao mostrar exatamente esse desalinhamento generalizado do equilíbrio natural. Entendi dessa forma. Os EUA são o principal player, vão reverter e muita coisa deve voltar ao lugar, embora certas mudanças estruturais estejam em curso. A China de antes não existe mais e os principais players estão diferentes.

    ResponderExcluir
  3. Preços estão sempre certos
    Ciclos Econômicos sempre advém de choques de produtividade
    O investimento não depende da poupança, apenas da produtividade
    Não existe animal spirits, o que existe é incentivos e escolhas ótimas.
    Assinado,
    FK

    ResponderExcluir
  4. "O investimento não depende da poupança, apenas da produtividade"
    professor, por favor, pode explicar melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para os neoclássico como FK e A de Botucatu, se a produtividade for alta, o investimento cresce mesmo que a poupança doméstica seja baixa; o funding vem da poupança externa, que substitui perfeitamente a doméstica. Para quem acha que mercado de crédito é menos fluido que isso, aí a poupança doméstica passa a importar.

      Excluir
    2. agora eu entendi, muito obrigado!

      Excluir
  5. Se tem algo errado, qquer coisa poderia ser o catalisador para o ajuste, até uma chuva na Nicarágua.
    Um crescimento maior nos EUA poderia ser um bom (no sentido de bonzinho, gente fina, amigável) catalisador? Sei não! Um novo mergulho, com 10Y indo para zero, causaria um ajuste mais suave? Ou mesmo manteria o tal preço errado? Não acredito.
    Maradona

    ResponderExcluir
  6. "Ciclos Econômicos sempre advém de choques de produtividade"

    como explicar a crise de 2008 então? (periodos de altas de produtividade)

    ResponderExcluir