sexta-feira, 5 de julho de 2013

Passthru Redux

Com o câmbio fazendo o que está, as discussões do passthru voltaram, e com elas a pergunta de quanto de juros será necessário para conter a inflação.
Alguns estão dizendo que devido aos protestos há menos demanda e o passthru será menor, e uma pequena alta de juros basta. Outros que devido aos protestos as empresas não estão mais preocupadas com market share, só em sobreviver, preferem repassar todos os custos, e o passthru será maior. Como consequência, será preciso uma forte elevação dos juros.
Eu gosto sempre de lembrar que o passthru é uma medida da condescendência do BC com o câmbio. Ele contém implicitamente a elevação dos juros do BC, não é um primitivo que possa ser estimado. Ou melhor, até pode ser estimado, mas muda completamente se a reação do BC mudar.
Suponha um mundo em que não há nenhuma reação do BC. Um choque estranho causa depreciação do cambio nominal, mas isso (aproximadamente) não altera o câmbio real. Daí, a inflação será (aprox.) igual a desvalorização, e o passthru igual a 100%.
Alternativamente, suponha que estimamos que o passthru brasileiro é 7%. Melhor dizendo,  quando o Real deprecia 10% o IPCA tipicamente sobe 0,70%. Nesse mesma estimação picareta chegamos que quando o Real deprecia 10% a Selic tipicamente sobe 100bps. A pergunta da moda é: quanto a mais de Selic é necessário para conter a inflação dado que o passthru é 7%? A resposta, é que esse passthru de 7% significa que no passado a função de reação do BC era subir a Selic em 100bps quando o Real depreciava 10%.

Confuso? Tomara que sim.

5 comentários:

  1. Não achei não, professor.

    ResponderExcluir
  2. vc esta dizendo que agora q o bc eh mais leniente, o passthru deve ser maior q 7% e no futuro o bc vai ter q aumentar ainda mais de 100bps pra anular o efeito da depreciacao??

    uma duvida, de onde vc tirou que quando o real deprecia 10% a selic sobe 100 bps?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu raciocínio está correto, embora eu não tenha ido tão longe. Os 100bps são ilustrativos, mensurações tipicamente sugerem números um pouco menores (mas evidentemente depende da amostra e do tipo de BC...)

      Excluir
  3. 100 bps hoje são muito mais que 100bps no passado, estou certo professor?

    ResponderExcluir
  4. acho que são mais, mas não sei quanto

    ResponderExcluir