quinta-feira, 4 de julho de 2013

conversa com dono de escolinha

....bla, bla...bla....

cesg: mas quanto é o aluguel que você paga aqui?

dono: não pago aluguel não, a casa me foi passada quando meu pai morreu, então não tenho esse custo de aluguel

cesg: humm...e por quanto você conseguiria alugar esse casarão aqui, se quisesse?

dono: olha, aqui nesse bairro, um espaço desse tamanho não sai por menos de 15 mil por mês

cesg: esse, senhor, é o seu custo de oportunidade, contabilize ele na dedução do seu lucro e veja se ainda vale a pena manter a escolinha. se o seu lucro de fato é apenas os 10 mil por mês que o senhor disse, vale a pena alugar; ou vender, pegar o dinheiro e por no tesouro direto

dono: cesg, seu sem coração, eu faço isso por amor, não por dinheiro!

cesg: ah, sim, então você me daria um desconto? eu tenho 5 filhos pra criar...

9 comentários:

  1. "eu faço isso por amor" hehehe aposto que ele não entendeu

    ResponderExcluir
  2. Não fala isso não!! E os efeitos diretos, indiretos e indutores na economia??

    ResponderExcluir
  3. Está no Varian:

    "Na expressão dos custos, devemos estar certos de que incluímos TODOS os fatores de produção utilizados pela empresa, a preços de mercado. Normalmente, isso é bastante ÓBVIO, mas em casos em que a empresa é possuída e operada pela mesma pessoa, é possível esquecer alguns dos fatores."

    O conceito de custo de oportunidade, a ideia de que não existe almoço grátis e o fato de que os agentes reagem a incentivos são, sem dúvida, os pontos mais importantes na formação de um economista.

    Abs
    Caio Machado

    ResponderExcluir
  4. 5 filhos? nao vai fazer economia nunca...nao pensou nos custos de oportunidade tambem?

    ResponderExcluir
  5. E se na função utilidade do dono estiver a utilidade do inquilino? Isso é amor...

    rodrigo de-losso

    ResponderExcluir
  6. Gerenciar a própria creche são ganhos de bem-estar


    Lucro + Prazer subjetivo = juros x Capital

    você está desconsiderando a parte subjetiva dos custos, o nosso agente é racional


    mas claro, é tudo apenas uma piada

    ResponderExcluir
  7. Cinco filhos????? Cadê o planejamento familiar?
    "É economista e nem sabe economizar"

    ResponderExcluir
  8. hipotese que sustenta a grande maioria da literatura economica: os agentes economicos sao racionais = FAIL

    ResponderExcluir
  9. E o dono respondeu: "cesg você não sabe equilibrio geral, já estou te dando desconto com o meu amor! Caso contrário para cobrir meu o custo de oportunidade eu teria duas opções: (1) subir o preço da mensalidade ou (2) teria que fechar a escola (pois o aluguel nesta vizinhança torna a escolinha insustentável). Na segunda situação você teria que pagar parte da escolhinha dos seus cinco filhos com o custo de deslocamento para uma vizinhança onde o aluguel permite a viabilidade econômica de uma escolhina."

    ResponderExcluir