terça-feira, 9 de julho de 2013

Bernanke signalling game

Paulo Krugman apontou que a reação da parte curva dos juros também deve ser entendida como signalling e reputation. O Ben veio com essa de tapering em setembro, o mercado entendeu que ele é do tipo hawk, e portanto a subida de juros está mais próxima. Ele não gostou, mas tampouco conseguiu evitar o movimento (claro que tudo isso é a minha interpretação, mas como sempre ela está correta...).
Talvez amanhã, no NBER, ele consiga mostrar que ele é uma pomba, que o motivo do tapering não tem nada a ver com a economia. A verdadeira razão é que ele está cuidando de seu legado, quer iniciar a saída do QE enquanto ele ainda está no comando. Mas ele não pode falar isso. Outra possível razão para o tapering é que há problemas operacionais no QE, já está faltando MBS para ele comprar, sei lá. Mas isso ele tampouco pode falar. É, acho que ele não vai conseguir.

A melhor alternativa é ele abdicar do cargo agora e colocar alguém com reputação inquestionável de pomba - podia até ser alguém do BCB...

9 comentários:

  1. É possível que o X seja o Pedro Cavalcanti Ferreira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. the domain of the possible is a large one

      Excluir
    2. I doubt it. X is born and raised in São Paulo, no way he could be PCF...

      Excluir
  2. Engraçado. É difícil mudar uma convicção do mercado depois que ela é firmada. Até por isso Dilminha está sofrendo e continuará assim..

    ResponderExcluir
  3. Não consigo entender a reação da curva nos prazos mais curtos. O Bernanke deixou muito claro que o tapering vai acontecer, isso significa desaceleração da expansão monetária, não tem nada a ver com contração, que somente pode acontecer quando a economia alavancar de forma consistente, o que não aconteceu nem está tão em vista assim. O Bernanke não mudou de opinião, a comunicação dele está certinha, o mercado parece idiota e está interpretando demais. A economia real está ainda distante de sair do lower bound. Na minha opinião: tapering em q4 e juros só em 2015.

    ResponderExcluir
  4. reputação inquestionável de pomba, poderia ser o pombini??

    prof. qual a vantagem que o ben tem ao iniciar a saida do qe enquanto ainda estiver no comando? o potencial pra dar merda eh grande entao eh melhor deixar esse risco pro proximo que esquentar a cadeira de chairman do fed, nao acha?

    o mercado ja nao saberia se estivesse faltando mbs pra ele comprar?? lembro que na epoca que introduziram esse novo qe, os US$ 40 bi que ele compraria em mbs equivalia about half of the gross issuance of mortgage-backed securities.

    ResponderExcluir
  5. Alguém aqui já leu Economics of Worldwide Stagflation, by Bruno and Sachs?

    ResponderExcluir
  6. Sachs is a vegetarian, i guess.

    ResponderExcluir