quinta-feira, 18 de julho de 2013

hey, president, did u read the Ata?

Man...change the assumptions on fiscal policy, will u?

O Copom observa que o cenário central para a inflação leva em conta a materialização das trajetórias com as quais trabalha para as variáveis fiscais, não obstante iniciativas recentes apontarem o balanço do setor público em posição expansionista. O Comitê nota que a geração de superavit primários compatíveis com as hipóteses de trabalho contempladas nas projeções de inflação, além de contribuir para arrefecer o descompasso entre as taxas de crescimento da demanda e da oferta, solidifica a tendência de redução da razão dívida pública sobre produto e a percepção positiva sobre o ambiente macroeconômico no médio e no longo prazo.

9 comentários:

  1. Terias algum comentário sobre a taxa de juros neutra no Brasil?

    ResponderExcluir
  2. E o BC vai trabalhar até quando com dados do superávit imaginário do Tesouro?

    Outra questão importante...o custo de manter térmicas ligadas e a descontratação das distribuidoras de energia vai fazer com que as tarifas desse segmento, que caíram 15% neste ano, segundo considerado pelo COPOM, subam forte em 2014. Qual será o impacto disso na inflação? Chegaria a ser pesado ou é fácil administrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oh man, that is a good point. i guess they can handle that, inflation will be at 6%, which is ok, man

      Excluir
    2. "analise energia": O BC já trabalha desde o Copom de maio com o conceito de superávit estrutural. Trecho da ata:
      16. Considera-se como indicador fiscal o superavit primário estrutural que deriva das trajetórias de superavit primário para 2013, conforme parâmetros estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)/2013; e, para 2014, conforme parâmetros constantes do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO)/2014.

      Excluir
  3. Hey Anthony, you're in good mood today, tons of posts. What is it gonna happen? Talk to me, I promisse you to keep it secret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. well, i know Lula is alive, man. i am pretty sure of that. he came here (i live in MA, USA) last week, talk to some russians.

      he hinted the Selic rate will stop flat at 9.25%, man.

      Excluir
  4. Antoninho,

    Você é o Márcio Garcia, da PUC-RJ?

    ResponderExcluir
  5. ô Antoninho, acabou de sair no valor que o governo quer diminuir a meta de superávit primário por causa da queda na arrecadação.. mas, vem cá, os gastos primários são crescentes desde sempre e o crescimento da arrecadação, maior ainda, foi o que segurou os sucessivos superávits primários desde 1999. Agora, que o ciclo não é favorável como outrora, a solução é diminuir a meta de superávit primário? Alto nível de gasto, receita e dívida não combina com estabilidade macro hein.. e a pressão das ruas, das firmas (menos imposto, mais gasto com infraestrutura).. e a restrição orçamentária do governo? Os 3 modelos que eu rodei sugerem insustentabilidade da dívida pública hehehehe

    ResponderExcluir