terça-feira, 4 de junho de 2013

Delfos no Valor

Os leitores sempre sugerem comentarmos os textos do Delfos

Como ele está mais ortodoxo no texto de hoje, o pessoal gostou.

Eu, obviamente, sou mais chato. E meu papel não é bater palmas (ainda mais pra um conselheiro).

Primeiro, ao contrário do que sugeriu um Anonimo, o Delfos não faz exercício de IS/LM no texto dele não. Ele faz uma manobra de identidade contábil, travando Y. Aí ele diz que se sobe o G, estando o C constante, cai o I. Desculpem-me, mas não parece genial dizer que 1+3=4 e se não podemos mexer com o 4, e subimos o 1 para 2, então o três precisa cair para 2 !!

Delfos, sim, você está certo, tem um crowding-out. Parabéns e obrigado. Mas você poderia ao menos ter explicitado os canais de transmissão que levam a isso. Menor superavit primario, maior necessidade de financiamento do governo, maior demanda pela poupança disponível, alta de juro e aí queda do investimento. E também tem o seguinte: mais gastos G hoje, antecipação de impostos mais altos no futuro e/ou maior inflação para lidar com endividamento e, portanto, menos vontade de investir hoje. Ah, e esses fatores também dão uma cutucada no consumo sim, Delfos. Ao contrário do que você disse, ele pode cair mesmo se não houver alta imediata dos impostos.

Agora o câmbio: maior G, maior demanda por bens non-tradables vindo do governo, maior preço de non-tradables dado que oferta desse tipo de bem é apenas oferta doméstica. Dado o preço dos bens tradables no mercado internacional, o câmbio real, que é igual a preço de tradables/preço non-tradables, cai, ou seja, aprecia. E aí vem o déficit em T.C.

Bom, agora tá explicado o que o Delfos não explicou.

Delfos, em termos práticos, você ajudaria mais o Brasil ligando pra Dilma e pedindo para ela fazer uma reforma dentro do Ministério da Fazenda. Fala para ela chamar o Antoninho de Botucatu pro lugar do Augustin, e o FK para o lugar do Mantega. Podia por também o CESG no BC, e o CT no Planejamento. Por fim, o Genta poderia ir pro ministério da Educação, ensinar o pessoal a calcular o pib potencial num modelo de DSGE (é só zerar os parâmetros de Calvo nos mercados de bens e trabalho)

3 comentários:

  1. X, vcs podiam comentar o IO da Pimco, ia ser legal!

    ResponderExcluir
  2. X, uma pergunta de economia 101. Se o aumento do gasto do governo for direcionado para investimento, aumenta o G ou o I??

    Poderia tambem explicar melhor a diferenca entre igualdade e identidade? tks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor seria escrever G = Cg + Ig e usar Cg pra falar de gasto corrente. Então iria para I sim, I = Ig + Iprivado. Apenas um ponto sobre isso: chamar gasto de investimento depende da qualidade do Ig implementado. De todo modo o Ig do governo federal é pífio, 1% do PIB

      Excluir