segunda-feira, 24 de junho de 2013

Tem que identificar a porra do choque, cacete

Todos repetindo sem parar para pensar: " a inflação alta está corroendo a renda do consumidor e tirando poder de compra, vai pegando no consumo, bla, bla"

tá bom, se tem choque adverso de oferta, conta essa historieta aí ... mas o mesmo economista que conta essa historieta diz que a inflação é muito por conta de pressão de demanda. mas aí a inflação cresceu porque a demanda cresceu, o choque identificado é na demanda; não tem porcaria de consumo caindo por conta de inflação; teve um movimento que impulsionou consumo e inflação pra cima.

que merda é essa de cachorro correndo atrás do rabo?

17 comentários:

  1. Equilibrio Geral deveria ser matéria obrigatória,

    EG1, EG2 e EG3, sendo ministradas por ortodoxos

    nossos futuros economistas não falariam tais bobagens .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo, mas antes ja ajudava aprender a deslocar umas curvinhas..

      Excluir
  2. Não poderia ter um tanto de cada? Efeitos mais fortes de demanda no começo e oferta, depois? É, no momento, efeitos defasagens, somados, de várias 'merdas'? Sou ignorante no Mas-Colell e que tais e acredito mesmo que a maioria confunda qual choque domina. Mas creio mesmo que hoje o risco é p termos mesmo de pagar a conta pela "soma de todos os".... erros. Ab.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem um pouco de cada, provavelmente, mas meu ponto eh: quem fala mais em demanda nao deveria ficar dizendo que a inflação agora derruba a demanda !!

      Excluir
  3. Professor,

    Você recentemente se envolveu em polêmica na web argumentando que a economia tinha problemas de oferta, e não de demanda. Agora critica aqueles que identificam sintomas de restrição do lado da oferta. WTF?!

    Abs,

    Delfim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delfim, eu não me meti em nenhuma polemica. Não gosto de brigas.

      De todo modo, parece que você não entendeu bem meu ponto. Aqui estou dizendo apenas que precisa saber que curva se está deslocando...só isso, singelíssimo ponto.

      Excluir
  4. http://aconscienciadetresliberais.blogspot.com.br/2013/04/capisce-o-capite-signor-dib.html

    Delfim

    ResponderExcluir
  5. É o gordão entre nos??

    ResponderExcluir
  6. Caros
    Indexações não poderiam estar provocando uma inflação decorrente de um aumento de demanda ocorrida meses atrás? Um choque de demanda no Brasil não provocaria quase o dobro da alta de preços de não transacionáveis? Em 2012 tivemos 12% de alta no sal.minimo e devemos continuar tendo altas ao redor de 8% mesmo com demanda perdendo força. A indexação salarial não poderia estar dando um reforço extra na demanda e na inflação como reflexo de algo passado. A conta corrente cada vez mais furada vai um pouco por aí? O engraçado é que o emprego permanece resiliente, acredito que por enquanto pelo efeito da massa salarial crescente e pelo otimismo irracional. O desemprego quase zero deverá ser ter fôlego curto, ampliando o dilema do BC? O desajuste no câmbio pelo choque de demanda, inflação e indexação descacetada e perda de folego das commodities chegou para ficar? Estamos com um cenário recessivo à frente?
    Caro CESG, na minha opinião de leigo você é o melhor do blog, responda minhas dúvidas, por favor.
    Dentista Preocupado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inércia atrapalha sim a dissipar choque inflacionario
      Conta corrente é sintoma óbvio de demanda forte
      não gosto de olhar só pra mínimo, mínimo é parte do fiscal, e fiscal está piorando bem
      acabou super ciclo de commodities....agora vai ser mais difícil crescer. câmbio veio pra ficar, eu acho. 2,20 eh meu chute pra dezembro

      Excluir
  7. Com tudo isso que está sendo discutido, que raios teria a ver equilíbrio geral, choques de oferta, demanda em alta, corrida ao dólar, déficit em contas correntes etc. com plebiscito para convocação de uma constituinte exclusiva para tratar de reforma política?
    E mais. Responsabilidade fiscal, tem até uma lei, aprovada em 2000.
    Dinamizar, Saúde, Transportes e Educação, não foi a pauta de campanha vencedora em 2010?
    Alguma coisa não está indo muito bem, não.
    E não deve ter nada a ver pactos.
    Quem criticava qualquer um de tais temas antes, até ontem, era logo taxado de golpista, tucano, revanchisa e ia por ai.
    Algo está indo muito, mas muito mal.

    ResponderExcluir
  8. Ha um choque de demanda claro, que eleva os salarios e precos...

    Em decorrencia da elevacao de precos, nao ocorre porra nenhuma de contracao do poder de compra... O salario real esta aumentando e nao para de aumentar... Simples assim!

    J

    ResponderExcluir
  9. Em primeiro lugar, é importante notar que os rendimentos NOMINAIS estão desacelerando.

    Além disso, as várias medidas de hiato do produto (HP sobre PIB/IBC-Br, função de produção, NUCI+Ocupação, custo marginal etc.) mostram que ele está em terreno (levemente) desinflacionário. Logo, é a oferta ou a demanda que gerou essa aceleração da inflação?

    Em tempo: a seca no Nordeste neste ano é a mais severa em quase 5 décadas. Veja o que aconteceu com os preços de alimentos (sobretudo in natura) naquela região no começo deste ano. Puta choque de oferta desfavorável (os IPCAs daquela região estão correndo na casa de 8% em 12 meses - nunca a divergência em relação às demais regiões foi tão grande).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, amigo!
      você sabe que eu não curto HP, mas ok...

      gosto do seu argumento do choque no Nordeste; mas cuidado que oferta doméstica é menos importante para determinar preços no caso de tradables do que no de não-tradables;

      mas concedo que isso sim se caracteriza como choque que elevando a inflação pega na demanda (deslocamento da curva de oferta)

      sobre o começo do seu comentário: sim, a coisa agora está desacelerando no mercado de trabalho;

      mas no ano passado, se é esse debate que voce quer retomar, tivemos porrada no credito publico, expansao fiscal, governo bombando cambio e politica monetaria hiper frouxa...se isso não for impulso de demanda pra voce, não há o que eu possa fazer pra te convencer. creio que de fato nunca conseguirei te convencer...

      Excluir
  10. Se todo esse impulso de demanda não transformou em hiato do produto positivo (ele está em terreno negativo desde o final de 2011), pq geraria aceleração da inflação?

    Vale lembrar que a demanda interna (CF+CG+FBCF) cresceu incríveis 1,7% em 2012 (3,8% em 2011), ainda menos do que os 2% de 2009. A demanda de consumo (CF+CG) cresceu 3,1% em 2012 (3,5% em 2011), menor alta desde 2003 (-0,3%), mais fraca do que 2009 (4,1%).



    ResponderExcluir
  11. pqp inflação é fenômeno monetário. IPCA <> Inflação

    ResponderExcluir