quinta-feira, 13 de junho de 2013

Ajuste Fiscal no País Continental

No Peru o Humala decidiu abandonar a compra da Repsol e pedir desculpas ao mercado. O motivo foi à queda da popularidade. Mas essa foi devida ao aumento da violência, de acordo com as pesquisas. Aparentemente, ele se confundiu, ou foi confundido pelo chamado consenso de Lima (a versão Inca do consenso de Washington).
Os juros americanos, o papo de tapering de QE causou a abertura de CDS e depreciação de todos emergentes. Será que a Dilma consertará o fiscal por que sua popularidade caiu?

Não sei. Eu recentemente aprendi que "el Peru es un país ancestral, con hábitos y costumbres locales".

Um comentário:

  1. Isso pode ser pelo fato das políticas na base de pagelança, não dá certo, mesmo. Cada vez que o Evo Morales aparece vestido ritualmente, os emergentes entram em fria. Humala também havia prometido sei lá o que nacionalista. Parece que não deu nada certo. Do Equador ninguém tam conhcimento mesmo, embora o presidente prefira o terno e gravata. Aqui, quando a presidente coloca blusa vermelha, sai de baixo que o PIB cai, a inflação sobe e a CCI fica negativa. Ao menos aqui, parece estar ganhando fôlego o "efeito Nakano". Que a julgar por pedacinhos daqui e dali, seria um cavalo de pau em relação à política atual. Fim da expansão subsidiada, arrocho fiscal e virar uma economia de verdade. Da mesma que fez o Plano Real. Alguns dizem que se fizer a reeleição jáera. Outros que se fizer a reeleição estaria garantida. Mas e a base política seria qual? Alguma novidade o blog teria a respeito disso?

    ResponderExcluir