terça-feira, 18 de junho de 2013

Delfos no Valor (show de horror!)

Hoje ele abusou...nossa senhora.

Vou focar em duas m* que ele disse:

1 - que eh puzzling a pesquisa de opinião mostrar que as pessoas acham que seus filhos estarão melhores que eles e ao mesmo tempo ter tanta gente revoltada com o rumo da politica e da economia no Brasil --- poxa, Delfos, eh obvio que os time spans aqui são muito díspares. O fato do atual governo ser ruim não significa que a renda do meu filho (o pequeno economistinha x) não será daqui a 30 anos maior que a minha...

2 - Desigualdade é culpa do capitalismo financeiro? O que eh capitalismo financeiro, Delfos? Olha, você precisa ler os papers do Ross Levine e parar de papagair besteirol de esquerda. Países com mercado de crédito mais desenvolvido, controlando por uma porrada de variáveis, apresentam taxas de crescimento da renda dos mais pobres maior. Sim, porque quem nasce pobre tem uma porta de saída no crédito; sem crédito ele não tem porta de saída Delfos. Não faz milagre, mas ajuda.

3- Mais importante do que isso, tem um zilhão de papers mostrando a causa da forte desigualdade de renda no Brasil. Acho que voce nao vai gosta de ouvir, mas eu não estou nem aí pra você. A causa é que desde o governo militar, os políticos não priorizaram capital humano. Na sua época, por ex, vocês socaram bomba em investimentos improdutivos e não fizeram nada pra melhorar a educação. A Coréia tomou outro rumo, o oposto. Vai ver lá a desigualdade e o nível da renda, vai Delfos.

4 comentários:

  1. Aplausos! tem que postar isso nas chamadas "redes sociais" E aproveitando a deixa, uma sugestao para future post: porque esses jornalecos tem tanta reverencia por economistas -- que dirah economistas ultrapassados e caqueticos, como Delfim? Brasil deve ser um dos ultimos paises em que economista eh tratado como detentor de alguma sabedoria superior. No resto do mundo, economist tah em peh de igualdade com dentistas, como ensejava Maynard. Mais um sinal de atraso brasileiro?

    ResponderExcluir
  2. I am a lot superior to dentists. I kwon how to run a regression (a simple one at least, no ADF tests, please) and identify decays in teeth of the economy.

    Bellu

    ResponderExcluir
  3. Falando em desigualdade, o Mankiw postou no blog dele um paper bem legal sobre as restrições teóricas para a distribuição de renda. Grosso modo, falou que depende da sensibilidade da oferta de trabalho dos mais produtivos em relação a mais taxação, se os indivíduos mais ricos são mais produtivos ou enriqueceram via rent seeking, no último caso, o ideal seria mais melhorar as regras do jogo, não mudar a tributação. Ele também argumenta que a taxação americana é progressiva e que a piora da desigualdade nas últimas décadas se deve ao descompasso entre o progresso tecnológico e o educacional. Também tem umas discussões mais filosóficas bem interessantes.

    ResponderExcluir