quarta-feira, 26 de junho de 2013

Ben e o 10 anos

O último movimento ajuda a separar o efeito de signalling do efeito de stock. Se o discurso do Ben teve o efeito de fazer o mercado antecipar em 3 meses o tapering, dado que o atual QE é de 85 bi /mês, isso faz com que haja menos 3x85=255bi de compra. O efeito de stock sobre o 10 anos é 255bi.(50bps/1tri) = 13bps. O resto da abertura do 10 anos (uns 35 bps) foi efeito do signalling. De fato, a curva curta mostra a antecipação da subida da taxa de juros, agora já para 2014.

Pessoalmente estou duvidando do mercado (na parte curta). Minha interpretação é que o Ben está separando o fim do QE do aumento de juros. O fim do QE está ligado a se livrar dessa confusão, talvez já esteja faltando MBS para comprar, o housing já voltou, o mandato acaba agora. Já a subida de juros está ligado a economia. Eu consigo interpretar o discurso como ele estando dovish na economia (o papo de baixar o threshold do desemprego para abaixo de 6.5%), mas querendo fazer tapering já em setembro. Na verdade, eu consigo interpretar o discurso do jeito que eu quiser...

7 comentários:

  1. meu sonho é entender o que você escreve

    ResponderExcluir
  2. Que tal lá em cima, onde são indicados livros, indicar um chamado Constituição da República Federativa do Brasil? Quem sabe a destinatária esteja em outro país, viajando, tratando de resolver os problemas da estabilizadção do euro dentre outras preocupações.

    ResponderExcluir
  3. OK!!! Lendo o texto, ficou mais claro. Deve ser por isso que, no Brasil, em plena crise de crescimento, inflação, preocupações com o câmbio e visando inversão (mudança de direção) perigosa da taxa de desemprego, o governo convoca todos para discutir constituinte exclusiva para a reforma política.
    Agora sim ficou mais claro.

    ResponderExcluir
  4. FK não entendi pq vc dividiu por 1 tri, é o quanto foi movimentado no dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O impacto de uma intervenção de 1 tri é uma redução de 50 bps no 10 anos (alguns papers meio picaretas). Estou supondo que ele irá comprar menos 3 meses, e cada mes ele compra 85bi

      Excluir
    2. entao ve se minha conta ta certa?

      assumindo que em 2007 o balanco do fed tinha uns 700 bi em treasuries e agora o balanco do fed tem uns 2.7 tri, todo esse kiwi (2.7 tri-700 bi = 2 tri) teve um impacto somente de 100 bps na curva longa?? nao eh um puta custo pra um beneficio tao pequeno?

      Excluir
    3. E isso aí. Mas há que lembrar que o 10 anos tem 3 vezes o impacto da fed fund rate sobre a economia, e que o QE teve tambem o efeito via signalling.

      Excluir