No Estadão de hoje, o conselheiro Belluzo argumenta que a inflação esta alta no Brasil porque a economia esta passando por uma mudança de preços relativos. Isso esta ERRADO. Uma mudança de preços relativos implica que os preços dos serviços precisam crescer, digamos, dois pontos percentuais a mais que os outros preços na economia, para que haja um redirecionamento de fatores de produçao para la. Mas isso pode se dar com varias combinações, como 2% e 4%, 3% e 5%, 6% e 8%, cosi via.
Senhor Belluzo, isso nao justifica inflação alta porque o que importa para mudança de alocação de recurso eh apenas a diferença. pescou?
Caso o conselheiro nao seja um leitor assíduo desse importante blog, alguém poderia dar um forward desse post para ele? Muito obrigado.
Vou tentar, mas já sabemos no que vai dar.
ResponderExcluirParabéns ao economista x pela iniciativa de confrontar os dinossauros da profissão. É uma pena que esse blog ainda não tenha visibilidade o suficiente para pautar o debate econômico nos principais jornais e revistas.
ResponderExcluirCaro colega,
ExcluirEntão vamos divulgar o blog mais ainda, em debates nas tais redes sociais e tudo mais hehehehe
Abs
Parabéns pela análise lúcida da questão. E mais parabéns pela forma tranquila e equilibrada como a expõe. Bem diferente de outros (que têm sido chamados até de "pitbulls"), cujo evidente rancor empobrecem seus argumentos.
ResponderExcluirDepreciação cambial nominal once-for-all gera mudança de preço relativo (tradable/nontradable). E isso é captado como alta da inflação pelos índices de preços, ao menos em um primeiro momento. Acho que é a esse fenômeno ao qual o conselheiro palmeirense do Dilmão está se referindo...
ResponderExcluir