quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Você conhece alguém na Goldman, ou no Estadão?

Eu gosto de ler o Estadão, quando dá tempo.

Hoje no caderno de economia saiu um negócio totalmente errado. O assunto é a queda de 50% nas taxas dos cartões de crédito. Reproduzo: "Nas contas dos analistas da Goldman...Eles mostraram uma preocupação com o risco de uma seleção adversa, com atração de clientes problemáticos à procura de melhores condições de financiamento, o que pode elevar os custos de crédito" (pag.B5)

É O CONTRÁRIO, pai do Céu...

Quando o juro cai, a composição do pool de tomadores de recursos melhora, pois bons devedores que optavam por não pegar crédito a taxas mais altas, com juro menor sentem-se mais dispostos a tal. Assim, a qualidade média da carteira melhora e a inadimplência cai. É quando os juros sobem que ocorre a seleção adversa, pois os juros mais altos afastam os bons tomadores mas não os que planejam dar calote ou têm em mente investir o recurso em algo bem arriscado (taxa de retorno esperado elevada, mas altíssima variância).

Por favor, alguém faria o obséquio de comunicar isso aos repórteres do Estadão e ao pessoal da Goldman? Pode também recomendar a leitura de um livro de Introdução à Economia? Pode ser o meu livro de Introdução? Aí eu ganho uns dois reais por ter escrito esse post. Obrigado.

4 comentários:

  1. CE, o problema seria se, os bons pagadores começaram a exacerbar nos gastos, não?

    ResponderExcluir
  2. Prof CESG,

    É razoável aplicarmos hipótese de racionalidade dos agentes para consumidores brasileiros que topam entrar no rotativo do cartão de crédito? Ou temos aqui um caso de "irracionalidade revelada"?
    Abs,
    FG

    ResponderExcluir
  3. Vc quer que um executivo leia um livro? Tem uma versão em ppt?

    ResponderExcluir
  4. De acordo com essa tese ( http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/biblioteca/php/mostrateses.php?open=1&arqtese=0610517_08_Indice.html )o economista da GS tem razão: baixar agressivamente as taxas levam a maior inadimplência por conta de seleção adversa como em:

    Ausubel, Lawrence “The Failure of Competition in the Credit Card Markets” The American Economic Review, 81(1), 50-81, 1991

    ResponderExcluir