Me lembro de ter lido em um dos livros do Robert Barro um artigo em que ele pedia aos leitores para escolher aquele que, em sua opinião, seria o monopólio americano favorito. Não me lembro direito qual a escolha do Barro. Vou procurar.
O critério é simples: monopólio bom é aquele que você gostaria de ser dono.
Lembrei-me dessa história agorinha mesmo porque estou preenchendo os dados para fazer a inspeção veicular referente a 2012.
De início é bom esclarecer que acho boa a ideia de monitorar os veículos para melhorar a qualidade do ar. Acho também excelente passar a tarefa ao setor privado que, certamente, é mais capaz do que o setor público para tocar o negócio de forma eficiente.
Agora, porque diabos o governo concedeu um monopólio a uma empresa ao invés de fazer concessões a diversas empresas, como parece ser o caso em países sérios?
Quando o monopólio é natural, uma forma de minimizar os danos é fazer um processo competitivo de outorga de concessões. Isso é um "second best". Como a inspeção não é um monopólio natural - na verdade, há outras empresas que têm o equipamento para fazer testes antes da inspeção para quem quiser - perde-se uma chance de saber o custo marginal verdadeiro.
Não vou nem falar aqui do fato de que as corroças não precisam fazer a inspeção, que todos os dias tomamos belas baforadas de caminhões que parecem estar pegando fogo e que, no início, o dinheiro era devolvido para quem não apresentava problemas.
A solução ótima é tão simples e tão evidente que não dá para não pensar que estamos tratando aqui de mais uma maracutaia para onerar desnecessariamente o contribuinte.
A controlar é da CCR, se quiser ser dono dela é possível, basta comprar ações da CCR na bolsa.
ResponderExcluirBoa ideia. Vou comprar rápido, antes que alguém descubra. Valeu pela dica.
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