quinta-feira, 14 de junho de 2012

Free trade today

Lembro-me de ter lido (mais) um excelente livro do Bhagwati pregando no vazio o livre comércio, cujo título era o mesmo deste post. Tinha uma foto dele na capa. Dava para perceber o semblante cansado de quem fala para as moscas. Sério mesmo, procurem no Google. Chega a ser engraçado.

Muito bem, o Bráulio Borges acaba de mandar essa tabela, extraída de um artigo interessante do VOXEU.

Como se sabe, o Brasil não é propriamente um "free-trader" e a tabela mostra isso. Agora, o que chama mesmo atenção é o fato de estarmos muito bem acompanhados.


4 comentários:

  1. Sim, qual a sua conclusão depois de analisar essa tabela? Que o Brasil não faz restrição ao comércio internacional ? Evidentemente, trata-se de uma piada. O teste dos números não é compatível com a realidade. Fiz a importação de um CD que me custou cerca de R$ 17,00 e me imputaram uma tarifa de importação de R$ 44,00 e ainda me obrigaram a ir pessoalmente ao correio para retirar a mercadoria que deveria ser entregue na minha casa. Quando fui conferir a tarifa, verifiquei que está expresso um percentual de 60%, obviamente uma mentira. Como essa mentira se impôs? Primeiro os caras da receita federal imputaram um valor arbitrário para o CD , incluindo o custo de transporte. Depois carimbaram uma tarifa de 60%. Conclusão óbvia: uma tarifa efetiva de quase 250%, mas que só aparecerá na estatística oficial (deveríamos chamá-la de vagabunda, não?) como de 60%. Evidentemente este é um problema sério: a qualidade das informações. Não é àtoa que classificam, de A a D, as nossas estatísticas como sendo C.

    ResponderExcluir
  2. Chutando, você está parecendo aquele povo que reclama do todo com base em experiências pessoais. Algo como reclamar da ineficiência porque tomou um chá de cadeira no aeroporto.

    Minha conclusão depois de olhar a tabela é: somos fechados, assim como, por exemplo, a Alemanha - nação que é a maior exportadora.

    Mas como diz o deputado, comparações internacionais são difíceis, especialmente quando envolvem países distintos.

    ResponderExcluir
  3. Por falar em chá de cadeira no aeroporto, salvo engano, um dos três liberais fez um post na mesma linha de argumentação que usei : a da experiência pessoal. Entretanto, me parece que você não avaliou corretamente meu comentário. O que me deixa encucado é o padrão de pesquisa que não se coaduna com a realidade; o que chamo de economista de gabinete - fica olhando apenas para as estatísticas e esquece de olhar a realidade. Economia internacional não é meu assunto, mas certamente concluir dessa tabela que a Alemanha é "fechada" é confiar muito em informações precárias. Esse era o ponto.

    ResponderExcluir