terça-feira, 11 de junho de 2013

No Valor de hoje

Tem o Delfim explicando direitinho os ganhos decorrentes dos fluxos de capitais. Ele nao explica direito os custos que ele tanto gosta de falar que existem. Basicamente o problema eh que países com regulamentação bancaria precária podem sofrer lending booms quando abrem suas contas externas, gerando instabilidade financeira. Aconteceu muito na AL no passado.

Nao me eh obvio que a volatilidade do cambio flutuante aumente com mais abertura financeira, pois com mercados mais líquidos essa deveria eh cair.

 O legal eh que capitais livres ajudam um pouco a controlar as doideiras dos governos, pelo medo da punição! Mas concordo que a regulação deve ser firme e ir contra o ciclo, sendo mais chatinha quando esta todo mundo muito animado.

O mais importante no Valor de hoje eh a Saflate e cia falando que talvez haja mudança na condução do fiscal, na linha sugerida pelo Delfos e Nakano. Seria uma beleza pra inflação, pro crescimento, pras contas externas. Mas com eleição perto e base fragmentada, nao consigo acreditar que ocorra uma guinada na política fiscal antes de 2015.

Assim, Como nos conta o velho ISLM, com monetária Virando contracionista e a fiscal destrambelhada, o juro de mercado nao poderia nao subir. Olha ai pra onde esta indo o cupom das ntn-b.

7 comentários:

  1. Aprendi com o professor Dudu que o ajuste sempre será adiado para t+1 se a eleição será em t. Mas também aprendi que, na expectativa de haver reeleição, há incentivos para o governo manter algum controle sobre a política fiscal em t-1. Em essência, é o trade-off em t que traz a esperança de que o mundo não vai acabar.

    ResponderExcluir
  2. O bom dos seus posts é que a gente não precisa ler jornal. O essencial tá dito. Pt. sd.

    ResponderExcluir
  3. Qual livro está lendo o Delfim na foto?

    Sargent? MWG? Dinâmica Macroeconômica do Simonsen?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele disse que já nem lê mais. Continua adicionando a sua biblioteca, mas só dá uma folhada geral e manda para a prateleira.

      Excluir
  4. He said once to FK that he was studying Obstfeld and Rogoff classic on international economics

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I can't believe it, X. Are you sure he has the required background to successfully deal with a book like that?

      Excluir
  5. Acho que ele está lendo a tese de doutorado do Mercadante.

    ResponderExcluir