quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

PIBinho 5/4: CAGED, PNAD e PME


Os vários comentários me fizeram ir trabalhar um pouco:

1)      O emprego (formal) da PME tem a mesma cara do CAGED, mas é bem mais volátil, dando muitos alarmes falsos. O sinal recente, de que o formal está relativamente pior que o informal (da PME), é possivelmente só um ruído.

2)      De acordo com PNAD a formalização é processo lento e ainda tem muita coisa para acontecer. Grosso modo, a fração de informalidade caiu 1% ao ano na última década. Tratando “conta própria” como formal (parte é médico, e parte é vendedor de Mentex), ainda há 35% de informais.

3)      A queda do desemprego - de 4.5% entre 2001 e 2008 -, é fortemente superestimada pela amostra da PME, que olha só algumas regiões metropolitanas. Usando a PNAD e corrigindo para os efeitos de composição, essa redução dá uns 2%.

Com o usual risco de estar sendo teimoso, continuo achando que o CAGED é uma boa e a série de desemprego é uma cagada. 

11 comentários:

  1. Vendedor de Mentex... lastimável a nuance preconceituosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora, vendedor de Mentex, vendedor de pedaços de jaca gelados na esquina do Metrô Sta. Cruz, lixia, pastéis, jaboticabas...O politicamente correto está acabando com o País. "Nuance preconceituosa"...Impressionante.

      Excluir
    2. Olha, se vender mentex desse um pouquinho mais de dinheiro, eu estaria no farol agora. Muito mais digno do que ser um economistinha de m...

      Excluir
    3. E dá. Por isso o pessoal que vende pode estar na conceituação de "desalento" nas pesquisas de emprego. Desalentado, pelo que dá para ver na resposta, é mais digno no que indulgência, compaixão e pieguice.
      Ou mais digno do que "arrogância niilista".
      Mas, toquemos o barco, pois logo logo aparecerão vendedores de ingá.

      Excluir
    4. Apenas um comentário: ???

      Excluir
    5. Gostei do anónimo de 11:07. Finalmente alguém com humildade para reconhecer o que seria caso estudasse economia. Afinal, estudo algum poderia mudar sua substância.

      Excluir
  2. Sobre 1 o analise real citou uma nota do BC

    http://www.bcb.gov.br/htms/relinf/port/2012/12/ri201212b2p.pdf
    http://analisereal.com/2013/01/30/sobre-a-acuracia-das-variaveis-economicas/

    ResponderExcluir
  3. Tb acho que é por aí. Porém não duvido que tanto PME quanto PNAD passarão a mostrar um desaquecimento mais forte da formalização.

    ResponderExcluir
  4. Segundo o IBGE,..."Enquanto a abrangência do Caged é nacional, a PME engloba seis regiões metropolitanas. O Caged engloba apenas o mercado formal, enquanto a PME também apura o mercado informal". (...)

    Só não explica o porquê do emprego estar subindo sempre, quer com PIB forte ou com PIB fraco. Coincidentemente, o PIB está fraco por três anos consecutivos. E correndo abaixo da inflação. Não faz muito tempo e isso era chamado de "estagflação". Agora chamam de "economia estável".

    ResponderExcluir
  5. Gosto também da tese do crédito/confiança - com base no meu modelo DSGE (diagnóstico superficial gráfico, sem embromação).

    Agora, outro dia um economista me mostrou dados que sugerem outra teoria, talvez a mais robusta de todas. Aqui vai:

    PIBinho 6/4: na verdade não é PIBinho e o IBGE está medindo errado.

    O que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou o IBGE ou toda a população brasileira, estaria morando em país errado. Impressionante.

      Excluir