terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PIB potencial baixo e juros neutros altos


Sei lá qual a sua nomenclatura. Se vc acha que PIB potencial e juros neutros (ou naturais) são conceitos de longo prazo (baixa frequência), que não se movem muito com o tempo, provavelmente está se embaralhando sobre o atual estado da nossa economia.

Tenho escutado que o PIB potencial caiu e que a inflação está elevada porque os juros neutros são mais altos. Mas sei que, no longo prazo, crescimento menor é consistente com juros menores (os juros estão ligados ao crescimento tecnológico e parâmetros das preferências tais como elasticidade de substituição e impaciência). Assim, se o crescimento (de longo prazo) é mais baixo, os juros neutros também são mais baixos. Se a economia está sobreaquecida pela prática de juros abaixo do neutro, o crescimento devia estar imenso. Se o novo crescimento potencial é baixo, daí os juros estão muito elevados.

Ou vc pode abandonar essa história de longo prazo, pensar em juros neutros e PIB potencial como conceitos de curto prazo, e daí fica tudo legal. O PIB de longo prazo continua o mesmo, em torno de 3%, a economia está crescendo 1% porque sofreu um choque de oferta, os juros neutros (não inflacionários) ficarão mais baixos, e os juros praticados estão estimulando a economia.

Um comentário:

  1. Eu achei essa explicação bastante plausível:
    http://maovisivel.blogspot.com.br/2012/10/o-porque-do-pib-piada.html

    ResponderExcluir