quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Ata com Lucidez

Choque de oferta, coincide com meu diagnóstico, e portanto está certo. Nada a ver com PIB de longo prazo, exaustão do processo de incorporação de empregados, ou elevação do custo unitário do trabalho na indústria devido à exuberância dos non-tradeables. Em vez disso um choque temporário, talvez confiança do empresário, sei lá. Continuo achando que a economia surpreender para cima.

4 comentários:

  1. Confiança do empresário não seria um choque negativo de demanda?

    ResponderExcluir
  2. É uma boa pergunta. Difícil classificar se o choque é oferta ou demanda num modelo que tem oito choques diferentes, cada um num lugar distinto. No "Chorinho" (meu modelo DSGE), confiança do empresário tem o efeito de reduzir PIB e praticamente não afetar a inflação. Esse é o choque que está aparecendo como relevante nos últimos trimestres. Podia estar aparecendo um choque que significaria o fim da oferta de trabalho (exaustão dos do processo de incorporação de empregados), mas não está. Tampouco está aparecendo um choque de salário elevado (unit labor cost).

    ResponderExcluir
  3. Fábio, mas se a queda da confiança dos empresários ocorreu por causa do maior intervencionismo estatal na economia, é bastante provável que a confiança continue baixa, eu não consigo ver a Dilma e o Mantega invertendo o rumo da política econômica agora.

    O que você acha da tese de que a queda dos investimentos ocorreu por causa de um excesso de acumulação de estoques em 2010 e no começo de 2011? O "Chorinho" tem algo a dizer sobre a queda dos investimentos ter sido relacionada a uma depreciação do real?

    Fico contente com a volta do blog

    ResponderExcluir
  4. FK, pelo o que eu entendi do seu modelo, o chorinho, a confiança dos empresários seria um choque de oferta e não de demanda, caso fosse um choque de demanda o efeito no PIB seria aproximadamente nulo pois seu efeito seria contrabalanceado pelo BACEN.
    Abs

    ResponderExcluir