segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Ortodoxia temporária


Há um ano a Dilma perguntou para os liliputianos o que eles desejavam. “Câmbio depreciado e juros baixos”, foi a resposta. Agora, que o investimento não veio, ela voltou a perguntar, e escutou “Previsibilidade e ortodoxia”. OK, então vou subir os juros em 150bps, não porque eu virei ortodoxa, mas porque sou pragmática. Essa quantidade será suficiente para demonstrar seriedade e não derrubar a economia. Ao contrário, a economia vai crescer ainda mais, devido a um choque positivo de oferta.

Eu não gostei, mas pelo menos consigo conviver com essa história, assistir o Pré sem achar que estou maluco. Daqui a seis meses, quando o juro estiver demorando  para fazer o seu efeito, como sempre demora, o Gulliver volta a atacar. Ou talvez o tumate e a batata inglesa ajudem, dando a ilusão que o problema foi resolvido.

3 comentários:

  1. Desta vez, não vai dar certo. Como certo não daria desde 2003.
    Porém, como 2014 já chegou, passado é passado.
    E como já diziam, "no passado, estaremos todos mortos".

    ResponderExcluir
  2. Prof, você acha que elevar o juro nesta altura demonstra seriedade? Você acha que ela acha? Você acha que ao dizer o óbvio o Mantega estava querendo ser sério ou só estava dizendo que no câmbio ninguém mexe? Ou isto aí já é a influência do Economista X?

    ResponderExcluir
  3. Choque positivo de oferta?

    ResponderExcluir