segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

"CONVERGÊNCIA NÃO-LINEAR"

Descobri !

Descobri o que o BC quer dizer com convergência não-linear da inflação. As pessoas interpretam como não-monotônica, isso é, que pode subir um pouco antes de voltar a cair, uma trajetória digamos acidentada. Mas, não. Isso não é "não-linear". Não linear é que não respeita a equação de uma reta, com derivada constante. Então pense em uma curva quadrática, como um U invertido (meu exemplo, e espero que do Tombini, de não-linearidade). Pense que ano passado, com inflação de 5,84%, é o topo do U invertido. Estando correta minha hipótese sobre a modalidade de não-linearidade, a queda da inflação que o BC teria planejada para esse ano seria pequena, pois a derivada perto desse ponto no topo da curva não-linear é pequena; e essa queda se aprofundaria no futuro, na medida em que a inflação for declinando, pois na parábola isso significa uma derivada em módulo cada vez maior. A meta de 4,5% seria alcançada então em 2017, no final do próximo mandato do Lula.

Eureka, sou um gênio.

PS. sim, existe uma infinidade de possíveis não-linearidades, mas a mais comum é a parábola  a não-linearidade quadrática, que vira linear com uma expansãozinha de Taylor de segunda ordem, não?

3 comentários:

  1. Sou mais pela convergência divergente. Como o espaço é curvo, segundo Einstein, duas linhas não paralelas convergirão, por uma vez, em algum ponto do universo. Dizem as más línguas que, como premissa, é preciso admitir neste caso que a inflação tenderá ao infinito.

    ResponderExcluir
  2. Bem, esse negócio de "U invertido", pode ser comparado a uma parábola, ou seja, se abrir um bocado, fica a trajetória de um obus bem lançado.
    Assim, a "convergência não-linear" pode ser o primeiro tijolo colocado na tumba do teimoso inventor de frases sem efeito: o túmulo é torto, mas o tijolo é reto.
    Aliás, além de um cravo de metal no peito ou sete deles, aniquila qualquer vampiro, segundo uma das versões do "Exorcista".
    Tão simples com o matar a charada de um filme que não ensinou a ninguém como girar o pescoço em 360º para olhar para trás.

    ResponderExcluir
  3. Linear, não-linear ou colinear, congelamento, gente. Vocês ouviram os blogs mensaleiros: congelamento! SUMOC neles!

    Com Madame K. e o infalível Chavez. Amém.



    ResponderExcluir