terça-feira, 10 de julho de 2012

Migração nos EUA

Eu li isso aqui e reproduzo as ideias, que nao sao minhas.

Os dados mostram que a migração nos EUA caiu pela metade nos últimos 20 anos, tendo se elevado um pouquinho no pós-crise. O que explica isso?
Eu conhecia a tese do casal que trabalha: é mais dificil migrar quando ambos estão empregados localmente. E como a participação da mulher no mercado cresceu, essa era a minha explicação favorita. Mas uma pesquisa recente citada na The Economist sugere que a queda na taxa de migração foi uniforme, ocorrendo tanto em famílias com 1 como com 2 adultos empregados.
A outra explicação, que me parece bem boa, é que os tipos de empregos estão agora mais bem distribuidos entre as regiões dos EUA, o que se deve ao aumento da participação dos não-comercializáveis no PIB. Isso ajuda a explicar, mas esbarra na dificuldade que a queda na migração bruta se deu em praticamente todos os setores.
Resta a terceira e curiosa explicação: como informar-se sobre as características dos diferentes lugares foi ficando menos custoso ao longo do tempo por conta da queda no preço real das passagens aéreas e da disseminação de um conjunto amplo de informações via internet, foi ficando menos necessário ir residir no lugar para aprender sobre suas preferências por viver nele. Aí nego pula menos por aí.

Quem disse que estudar economia é chato? Taxa de juro, inflação, etc é bem chato mesmo, mas teoria economica de verdade é bem divertido.

5 comentários:

  1. Melhor frase do mês: "nego pula menos por aí".

    Continuem postando opiniões próprias, por favor! A graça do blog está justamente nisso!

    ResponderExcluir
  2. Caramba, e eu achando que esse post seria avaliado como ultra-sensacional, interessantississimo. A Iris deve estar errada, só pode.

    ResponderExcluir
  3. Um ultimo ponto: economista que tem muitas opinioes proprias, hum, é bom desconfiar..

    ResponderExcluir
  4. Nao seria tambem pq o "home ownership" aumentou e ai fica mais dificil migrar?

    ResponderExcluir
  5. Para provocar: meus posts favoritos são os do Dudu sem dúvidas!

    (tem gosto pra tudo nesse mundo)

    ResponderExcluir