terça-feira, 3 de julho de 2012

Demanda ou Oferta?

Consigo comprar a tese do Paulo Krugman de que no mundo há problema de demanda. Quando o setor privado corre para se desalavancar após farra de consumo com dívida, o setor público precisa gastar esse dinheiro poupado pelo privado para impedir uma recessão vigorosa na qual todos os setores aumentam a poupança simultaneamente.

Mas não me parece que insuficiência de demanda seja o problema por aqui, na terra papagalis. O consumo vem forte, 4% nos dois últimos trimestres. A inflação vai ficar acima de 4.5%. Não tem cara de problema de demanda isso não.

Ainda assim, a resposta de política econômica vem carregada de medidas de incentivo de demanda.

Uma agenda clara visando melhorar o ambiente de negócios e destravar o investimento público, alavancar para a oferta crescer, não está na pauta. Isso sim é uma piada.

3 comentários:

  1. Mantega não sabe (ou finge não saber) somar dois mais dois, Carlos, e vc quer que ele adivinhe o crescimento? Não é pedir demais? Claro que vai ser 5%, exceto se não. Credit já disse que não. Pensando bem, o BC já disse que vai dar 1.7, na marra, com mais quinhentos planos dilmaicos (8 bilhões pra comprar trator e ambulância, 120 pra agricultura, 500 pra indústria, 1 trilhão pra habitação e uns 5 trilhões pra quem der uma choradinha. Toda semana sai um, de forma que eu talvez possa ter me enganado em um ou outro plano, de qquer forma infalível).

    ResponderExcluir
  2. Planos infalíveis em tal profusão, só os do Cebolinha, com ajuda do Cascão.
    No caso da economia, está complicado entender muitas coisas, dentre as quais:
    - pressão inflacionária para cima e estímulo do governo à demanda.
    - previsão de queda na atividade industrial e desemprego também em queda.
    - mesmo com risco de crescimento da inadimplência, há chamados para a compra de bens de consumo duráveis, não duráveis, semi-duráveis, imóveis, aplicações financeiras...

    Afinal, a economia brasileira existe mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Bem, o IPCA caiu, em relação ao anterior. Mas, permanece o mistério, a não ser que por aqui não funciona oferta e demanda.

    ResponderExcluir