sexta-feira, 20 de julho de 2012

Conjuntura no século XV

Esse é um texto sobre conjuntura econômica, na virada do século XV

Até meados do século XV a China era tecnologicamente mais sofisticada que a Europa, tinha agricultura mais eficiente e possuía ampla frota de navios maiores e mais poderosos que as baracaças européias.
Mas na virada do século, a Europa inverteu o jogo: descobriu a América e começou a passar o Oriente na corrida do desenvolvimento. Por quê?

Tem gente que diz que foi porque o Renascimento Europeu incitou a descoberta e a pesquisa empírica -- o que não teria acontecido na China, que justamente nessa época voltou-se mais para dentro (mas isso suscita obviamente um segundo "por que?").

Na Europa, segundo alguns autores como o D.North, havia mais competição entre Soberanos, competição que teria favorecido a aceitação de ideias inovadoras que pudessem colocar um país à frente dos seus vizinhos rivais.... até a louca ideia de viajar na direção oeste num mundo que poderia ser quadrado com um puta de um penhasco no final acabou sendo aceita e financiada! Ok, mas por conta de ventos e distância, viajar do Mediterrâneo até a América era uma empreitada meio que tranquila expost...

Os chineses navegaram muito até a metade do século XIV, mas os povos e as condições das regiões que eles encontraram nas redondezas não eram lá essas coisas. Segundo o Ian Morris, autor do formidável "Why the west rules", eles, decepcionados, tomaram a decisão racional de parar de gastar dinheiro com essas incursões que não levavam a nada. De novo, os caras circularam bastante antes, foram sim ousados, mas no fim foram convencidos de que não valia a pena...tomaram a decisão racionalmente acertada!

E afinal, quais as chances de que um navio chinês terminaria aportando na América? Bem baixas, por conta da geografia, correntezas e ventos.

Os chineses não foram pouco ousados nem burros, eles foram racionais. Nada racional foi o Colombo, mas como ele estava perto da América, esse "erro" acabou virando o curso da história.




3 comentários:

  1. A racionalidade dos países ibéricos foi o lucro. Colombo queria chegar à Índia, uma viagem bem lucrativa, mas no caminho tinha a América.

    A maior unidade que havia nos reinos de Portugal e Espanha, além de uma posição geográfica favorável, sem dúvida as deram uma "dotação de fatores" mais favorável em comparação aos demais.

    ResponderExcluir
  2. Depois de tudo, só faltava todos, abaixo do Equador, falarem mandarim hoje em dia, trabalharem em fábricas de produtos de consumo 1,99 e etc. e mais etc.

    Não dá para saber, mas definitivamente, não daria certo.

    ResponderExcluir
  3. Seria terrível não ter Mercosul, Alba, Unasul, suspender o Paraguai do Mercosul, rever o acordo de Itaipu...Aliás, nem teria Itaipu.
    Três Gargantas poderia ser construída nas Cataratas de Niagara...

    É, o mundo seri muito chato!!!

    ResponderExcluir