quinta-feira, 14 de março de 2013

Hiato no Chorinho


Para minha surpresa o custo marginal (i.e., hiato) calculado pelo Chorinho (DSGE para Brasil) está ficando maior. Desde meados do ano passado minhas estimações para o hiato brasileiro eram bem menores que dos outros analistas, o que justificava meu call de inflação elevado. Mas isso está mudando radicalmente.
Fui tentar entender, a razão principal é que o mercado de trabalho está enfraquecendo de forma importante. (Lembre-se de que não é útil simplesmente olhar o nível de desemprego, há que se filtrar as séries, focar no CAGED. Caso contrário as sugestões do mercado de trabalho estariam sempre erradas no passado...).
Se estiver correto, menos pressão inflacionária a frente naqueles itens de serviços que tanto encheram o saco no passado. Vai até parecer que a subida nos juros está tendo efeito imediato.

3 comentários:

  1. Se o mercado de trabalho está enfraquecendo, porque os salários de admissão do Caged aumentam todo o mês? Ou então o número de desligamentos a pedido vêm crescendo em proporção aos demais tipos de desligamento? Sem contar o índice de rotatividade alta. Todos esses dados são do MTE - CAGED.

    ResponderExcluir
  2. Estamos como em 2010? O BC sobe 200 bps no máximo, a inflação desacelera no curto prazo e parecerá que o serviço está feito, a curva voltará a subir e o BC ficará com cara de bobo vendo a inflação tocar o teto. E o mercado com medo da morte do regime de meta? Ah, temos o fiscal que poderá ser virtuoso...
    Maradona

    ResponderExcluir
  3. Fábio, é possível publicar aqui seu artigo , publicado na revista da Avianca, sobre as peripécias do governo da "presidenta" no setor energético?

    ResponderExcluir