AS PESSOAS TEM DITO QUE AS COISAS QUE O BC TEM DITO, COMO: "A META DO BC É A INFLAÇÃO"; "TEM PROBLEMA DE OFERTA NO CRESCIMENTO"; "OS CICLOS MONETÁRIOS NÃO FORAM ABOLIDOS", ETC, SÃO OBVIEDADES, TRUÍSMOS, E POR ISSO NÃO PODEM SER LIDAS COMO EVIDÊNCIA DE NADA.
ACHO QUE ESSA INTERPRETAÇÃO ESTÁ ERRADA! NUM MODELO DE SINALIZAÇÃO, O SIMPLES FATO DE ELE ESCOLHER FALAR ESSAS COISAS PODE SER ALGO QUE REVELA INFORMAÇÃO. SIMPLESMENTE PORQUE ELE PODERIA NÃO TER FALADO NADA.
ALÉM DISSO, COMO LEMBROU O GÊNIO DO FK, FALAR E NÃO FAZER NADA DEPOIS É CUSTOSO. OU SEJA, ELE VAI FAZER.
ASS,
VALTER HUGO PAI (A VERDADEIRA IDENTIDADE DO ECONOMISTA X)
Na ata a idéia era esperar e confiar. Poucas semanas depois, o BC perde o sangue-frio, sinaliza que o curto prazo tem sido pior que o esperado e um alta estaria para acontecer. O BC está virou um especialista em ignorar suas próprias sinalizações, fazer cavalos de pau, falar pela imprensa em detrimento de seus documentos e agir olhando o curto prazo. Fica mais difícil mudar a imagem de fraco e pau-mandado.
ResponderExcluirDantas
Parece que a "autonomia operacional" foi por água abaixo.
ResponderExcluirExecutivo, Fazenda e BC, aparentam estar trabalhando em linha para a concretização de algum projeto. Talvez o de elevar o crescimento da economia para os eternos inatingíveis 4%aa.
Ou alguma coisa assemelhada a não entender nada do que estão fazendo. Assim, não conseguem explicar o que fizeram.
Assim, esperar mais o quê?
Que a taxa de natalidade volte a subir? Bem ai complica. Além de demorar muito, mais pessoas demandando trabalho ou ofertando mão de obra, com crescimento baixo, o tal "pleno emprego" também irá por água abaixo. E ai, o cidadão comum vai começar a entender alguma coisa.